Cuidar da Profissão -

Cuidar da Profissão
 

Sem Democracia e Igualdade,

Nenhuma PAZ é possível!


proposta
21/07/2013 - 11h08 - Atualizado em 21/07/2013 - 11h16
Chapa Cuidar da Profissão - Brasil(SP)
TAMANHO DA FONTE A- A+
  Curtir  
Processos Formativos

Para CUIDAR da Formação

Buscar a ampliação e consolidação de espaços profissionais para o exercício competente e solidário da psicologia é meta que não se cumpre sem tratar o tema da formação do psicólogo. Tendo em perspectiva que os desafios à ciência e à profissão se modificam no dinamismo da vida social, é preciso estimular, articular e construir caminhos que promovam formação inicial e permanente dos profissionais de maneira qualificada academicamente e socialmente responsável. 

Considerando que a Psicologia é uma profissão com inúmeros campos de atuação, formação e profissão precisam formar uma díade permanente. Pensar articuladamente formação-profissão desafia ao reconhecimento de espaços e possibilidades formativas diversas e de ocorrência em diferentes momentos de trajetória profissional. Como conselho profissional há espaços em que o CFP pode atuar, interferindo, em graus diversos, nas instâncias que legislam, regulamentam ou realizam formação. O CFP interferirá nestas instâncias em articulação com a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) e demais entidades do Fórum de Entidades da Psicologia Brasileira (FENPB) e em harmonia com decisões coletivamente construídas também em outros fóruns de articulação coletiva em que a psicologia participa.

Iniciativas inovadoras implementadas em gestões anteriores marcam um movimento de busca de estratégias que fomentem a atualização profissional como, por exemplo, os estudos do CREPOP e o desenvolvimento muito bem sucedido da BVS-Psi ULAPSI Brasil, iniciativa coordenada pelo FENPB, com apoio do CFP. Mas é preciso ir além. É preciso que a díade formação-profissão se constitua como desafio cotidiano de todos os que estão no campo profissional e no campo acadêmico, de forma a que as questões profissionais se encontrem cotidianamente em diálogo com os espaços formativos em nome da construção de uma profissão pautada por conhecimentos acumulados pela área de conhecimento e pela prática emergente do cotidiano profissional. 

Será por meio da superação de dicotomias e integração de ações que se construirá os caminhos apontados pela categoria como pauta para a formação, caminhos anunciados e votados no VIII CNP. E nesta construção a atenção às questões regionais deverá ser considerada continuamente. O compromisso da chapa Cuidar da Profissão nas questões de formação estarão alinhados aos encaminhamentos feitos no congresso nacional da psicologia, adicionados de outros que o dia a dia do CUIDADO COM A PROFISSÃO requerer como pauta para a formação-profissão. 

 



Curtir





    Assunto(s) Relacionado(s)

01/08/2013 - Processos de Gestão
01/08/2013 - Aval. Psicológica - Satepsi
30/07/2013 - Democracia e Participação - o CNP
30/07/2013 - Política Financeira
30/07/2013 - Referências para Atuação
21/07/2013 - Processos Formativos
18/07/2013 - Democratização da Comunicação
18/07/2013 - Regionalização e Ampliação da Participação
18/07/2013 - Contexto Clínico - Aval. Psicológica
18/07/2013 - Avaliação Psicológica
18/07/2013 - Avaliação Psicológica no Contexto do Trânsito
 

Criação - Desenvolvimento - Hospedagem - Atitude1.com.br