3a ATA Cuidar MG 22/04/2003

ATA DA 3ª REUNIÃO DO “CUIDAR DA PROFISSÃO” EM MINAS GERAIS

 

 

A reunião aconteceu no auditório do CRP-04, no dia 22 de abril de 2004. Estiveram presentes: Marta Elizabeth de Souza, Ronaldo Zenha, Humberto Cota Verona, Miriam Caiafa, Francisco Viana, Roberto Sales, Wladimir, João Carlos, Graziela e José Ribeiro. Justificaram ausência: Anselmo, Vera e Maria Helena (Barbacena).

 

Nesta reunião foi enfatizado a necessidade do CRP-04 desenvolver estratégias de aproximação da categoria com o conselho. Avaliamos que os meios atuais de comunicação não tem sido suficientes para alcançar os psicólogos no sentido da categoria perceber e assimilar efetivamente como as ações do conselho interferem diretamente no exercício profissional. Torna-se necessário que o Conselho aprofunde e desenvolva ações criativas e inovadoras visando aproximar a categoria do Conselho. A análise dos presentes é que o trabalho que o Sistema Conselho vem desenvolvendo nos últimos 10 anos é de extrema importância para o fortalecimento da psicologia do Brasil. Os psicólogos tem conseguido através do processo democrático de participação fazer com que os Conselhos de psicologia não sejam órgãos burocráticos e tradicionais. O Movimento Cuidar da Profissão imprimiu e vem a cada dia fortalecendo os conselhos, as entidades da psicologia, os psicólogos e a psicologia.

 

Após este debate, os presentes definiram a necessidade de se trabalhar a Carta Programa para ser discutida no dia 27 de abril de 2004, bem como os nomes dos psicólogos para comporem a chapa.

 

Foi enfatizada a necessidade de contribuição financeira para o movimento. Neste sentido optou-se por uma contribuição mensal de R$ 20,00 (Vinte Reais) a serem pagos ou depositados até o 16º dia útil de cada mês a partir de Abril de 2004. Conta bancária do Cuidar da Profissão MG: Caixa Econômica Federal AG: 2770 operação 013 Conta: 00623-2.

 

Próximas reuniões do Cuidar:

  • Dia 27/04 às 19hs na sede do CRP-04

  • Dia 24/04 – Manhã – Uberlândia

 

Tarde – Uberaba

  • Dia 29/04 – Santa Rita de Caldas (Sul de Minas)

  • Dia 1/05 (Sábado) – 9hs às 12hs na sede do CRP-04 (colegas do Interior: Contamos com sua presença e participação)

 

 

 

PROPOSTAS PARA A “CARTA PROGRAMA”

 

 

1 – Política Transparente de Aproximação da Categoria com o CRP-04.

 

A Construção de Processo democrático e participativo requer um aprendizado constante. O Sistema Conselho ao longo dos últimos 10 anos vem ampliando e construindo estratégias de participação dos psicólogos nas políticas desenvolvidas pelo Sistema. É preciso continuar este processo através de:

  • realização de Plenárias ampliadas com a participação dos articuladores do interior.

  • Criação, fomento e fortalecimento do CRP-04 com as entidades da psicologia em Minas Gerais (Sindicato dos Psicólogos, ABEP, Associação da Psicologia) propondo a criação do Fórum regional das entidades da psicologia em Minas Gerais.

  • Apoio as iniciativas de organização dos psicólogos do interior provendo condições da criação de uma rede de articulação da categoria.

 

 

2 – Política de Melhoria da Qualificação Profissional

 

O CRP-04 deve continuar a organizar os psicólogos por área de atuação com o objetivo de produzir referencias ética e técnicas que possam qualificar o exercício profissional gerados por princípios éticos. Para tal o CRP-04 deve investir no trabalho das comissões existentes (Saúde, Educação Esporte, Especialistas, Avaliação Psicológica, Transito, Trabalho e Organizacional, Orientação e Fiscalização, Ética, Comunicação Social, Mídia e Cidadania, Direitos Humanos e Cidadania).

 

Criar espaço para formação de novas comissões (Psicologia e Assistência Social, Meio ambiente, Psicologia e questões da terra, entre outras).

 

Incentivar a criação de comissões no interior onde haja escritórios setoriais e onde os psicólogos se interessarem. O CRP-04 continuará a participar dos grupos de trabalhos da autarquia que tem por objetivo criar subsídios para a construção de resoluções para demarcarem a profissão contribuindo para a melhoria da qualidade da formação.

  • Promover reuniões itinerante de orientação / discussão com os psicólogos de uma micro-região sobre o exercício da profissão e as regulamentações existentes, com a participação de conselheiros e Técnicos de Orientação e Fiscalização do CRP-04. O CRP-04 deve articular a diretriz ética do Cuidar com o campo de investigação científica assegurando a garantia dos Direitos Humanos e Cidadania dos sujeitos estudados, como item a ser observado e respeitado pelos psicólogos em sus trabalhos de pesquisa.

  • Realizar seminários para discutir as resoluções do Conselho e outro órgãos sobre critérios de pesquisa com seres humanos.

  • Realizar no interior, de forma prioritária eventos de caráter técnicos científicos para aproximar a categoria do Conselho. Realizar na capital e rede metropolitana de Belo Horizonte, prioritariamente eventos culturais e em parceria com órgãos formadores, eventos técnico-científicos.

  • Criar a ABEP Regional articulando as entidades formadoras para qualificar e fortalecer o ensino e a pesquisa em psicologia no Estado de Minas Gerais.

  • O CRP-04 em parceria com a ABEP e demais conselhos de profissões regulamentadas devem lutar contra a abertura indiscriminada de novos cursos superiores. Especialmente em Minas Gerais, onde o Conselho Estadual de Educação é que autoriza a abertura de cursos e não o MEC (constituinte mineira).

  • Fortalecer ações estratégias de intervenção junto ao poder público, empresas e sociedade no sentido de definir critérios para as práticas de estágios em psicologia em parceria com a ABEP regional e instituições formadoras.

  • Realizar o 1º Congresso Nacional de Psicologia e a Reforma Psiquiátrica.

  • Desencadear o processo de discussão sobre os novos campos de inserção da psicologia como: Assistência Social, Meio Ambiente, Habitação.

  • Fortalecer a política do compromisso social da psicologia através de lutas conjuntas com o sindicato dos psicólogos e campanhas para realização de concursos públicos.

  • Aprofundar discussões com o sindicato no sentido de definir estratégias sobre lutas conjuntas relacionadas as questões como piso salarial para a categoria.

  • Dar continuidade e ampliar as ações do Banco Social de Serviços em Psicologia no estado.