Cuidar da Profissão -

Cuidar da Profissão
 

Sem Democracia e Igualdade,

Nenhuma PAZ é possível!


proposta
30/07/2013 - 10h28 - Atualizado em 10/08/2013 - 14h03
Chapa Cuidar da Profissão - Brasil(SP)
TAMANHO DA FONTE A- A+
  Curtir  
Referências para Atuação

 Para CUIDAR das Referências para a Atuação Profissional - O Crepop


O Centro de Referência em Psicologia e Politicas Públicas - Crepop atua desde 2006, como ferramenta do Sistema Conselhos de Psicologia na produção de referências técnicas para a atuação de psicólogas(os) nas políticas públicas. Seu principal objetivo é ampliar a atuação das(os) piscólogas(os)  na esfera pública, expandindo a contribuição da Psicologia para a sociedade brasileira e, consequentemente, colaborando para a promoção dos direitos sociais no país.

O Crepop já pesquisou 22 políticas e serviços públicos que contam com atuações de psicólogas(os). Seu processo de pesquisa envolve três ciclos: 1o - pesquisa dos marcos lógico-legais referentes à política enfocada e do georeferenciamento, que localiza quem são as(os) profissionais envolvidas(os) com aquela política ou serviço em cada estado; 2o - pesquisa quantitativa e qualitativa, realizada através de instrumento de coleta de dados on line, e/ou da constituição de grupos com psicólogas (os) e gestores envolvidos na política; 3o - construção da referência por um grupo de especialistas, a partir das informações produzidas nos dois ciclos anteriores. Todo esse rigor metodológico existe porque é preciso atentar para o fato de que a profissão é diversa. Durante a elaboração da publicação, no 3º ciclo, é feita ainda uma consulta pública aberta a todas (os) as (os) psicólogas (as), para a validação e/ou contribuições finais. Acreditamos que para construir referências, cumprindo a função dos Conselhos, é preciso criar formas democráticas de participação nesse processo, garantindo a diversidade da Psicologia.

Nos últimos dois anos, o Crepop passou por uma reformulação na sua metodologia com a participação de todos os Conselhos Regionais. Nela, houve a valorizaçãoe ampliação do papel das(os) técnicas(os) e conselheiras(os) responsáveis pelo Crepop nos Regionais no que se refere à participação na construção das Referências.

Das 22 políticas e serviços pesquisados, já foram publicadas doze Referências, dois documentos para gestoras(es) e um documento sobr a Metodologia. As ações do Crepop devem servir de instrumento de gestão, viabilizando as articulações diretas com as(os) gestoras(es), bem como para o aprofundamento do diálogo com as(os) psicólogas(os) que trabalham numa mesma politica ou serviço público.


Nossas propostas:


* Continuaremos a usar os debates on line como forma de socialização dos conteúdos produzidos e pesquisados, viabilizando cada vez mais a participação de toda e cada uma das(os) psicólogas(os) do país, independente de onde moram.

* Analisaremos as inúmeras solicitações de exportação da metodologia do Crepop pelos países da América Latina, reafirmando o compromisso de expandir os intercâmbios políticos entre os países.

* Continuaremos a promover os Seminários de Psicologia e Politicas Públicas e incrementaremos, cada vez mais, a utilização do material pesquisado na produção das referências técnicas.


Os desafios que se colocam para uma gestão do CUIDAR DA PROFISSÃO vão desde a continuidade do trabalho, passando pela utilização mais eficaz das Referências para os contatos com as(os) gestoras(es) e profissionais.

Outro desafio é o de incentivar o uso das informações do Crepop por entidades de pesquisa, de forma a dar outros destinos a essas informações e viabilizar a construção de outros documentos, seguindo a Política Indutora aprovada na Apaf de maio de 2013. Essa política visa disseminar não só o trabalho do Crepop, mas o acervo de informações, contribuindo, assim, para formação e pesquisa no âmbito da Psicologia nas Políticas Públicas.

 



Curtir





    Assunto(s) Relacionado(s)

01/08/2013 - Processos de Gestão
01/08/2013 - Aval. Psicológica - Satepsi
30/07/2013 - Democracia e Participação - o CNP
30/07/2013 - Política Financeira
30/07/2013 - Referências para Atuação
21/07/2013 - Processos Formativos
18/07/2013 - Democratização da Comunicação
18/07/2013 - Regionalização e Ampliação da Participação
18/07/2013 - Contexto Clínico - Aval. Psicológica
18/07/2013 - Avaliação Psicológica
18/07/2013 - Avaliação Psicológica no Contexto do Trânsito
 

Criação - Desenvolvimento - Hospedagem - Atitude1.com.br